Detalhe Notícia

23-11-2016
"O que Deus ajuntou não o separe o homem"

Todos reconhecemos a importância do casamento e a forma devastadora como se tem tornado cada vez mais escasso, insaciado e mortal. Mas esse não foi o plano de Deus quando criou esta ligação tão profunda ao ponto de duas pessoas se tornarem numa só: “Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.” (Mt 19:6). Precisamos, então, de descobrir a receita para um casamento feliz!

No passado dia 29 de Outubro, homens e mulheres, ligados pelo amor, juntaram-se na Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Aveiro, para escutar o irmão psicólogo Dr. Samuel Antunes. Aliando o seu conhecimento científico e experiência profissional ao seu entendimento bíblico, o Dr. Samuel refletiu sobre um dos ingredientes chave para um casamento bem-sucedido: a esperança! Atualmente, a falta de esperança sobre o futuro é, sem dúvida, algo presente em muitas vidas e, consequentemente, em muitas casas e relacionamentos. Aprendemos, assim, como trazer de volta a esperança sentida no dia em que dissemos sim um ao outro, e ao amor.

Estes adultos, que hoje são homens e mulheres casados, também um dia foram crianças, aos quais lhes foram passados valores, padrões de comportamento e formas de pensar, que trouxeram para esta relação a dois. Compreendemos que muitas dessas aprendizagens são úteis e contribuem para um casamento feliz, mas outras nem tanto assim. Tal como estes casais um dia foram filhos de outros casais, também eles hoje têm a seu cargo filhos, a quem irão passar valores para serem bons filhos, bons adultos, bons amigos, bons pais e bons maridos e esposas. Assim, da parte da tarde, pensámos acerca dos valores importantes a transmitir às nossas crianças e adolescentes.

Foi um dia repleto de saberes necessários para a (re)construção de casamentos e filhos felizes que vivem e refletem o amor de Deus.

Ana Ferreira